Pular para o conteúdo principal

CURSO HTML / CSS - PARTE III

Como é determinada a ordem para o efeito cascata?
A ordem para o efeito cascata é a ordenação das regras CSS de acordo com critérios pré-estabelecidos, com a finalidade de resolver eventuais conflitos entre regras. E estes critérios são os abaixo enumerados:
  1. Localizadas todas as regras CSS aplicáveis ao seletor/propriedade, determina-se a especificidade de cada uma delas. A regra mais especifica entre as conflitantes será aplicada. Se não for encontra uma (ou mais) regra aplicável ao elemento HTML, este herdará as propriedades de estilo de seu elemento pai. Não havendo elemento pai será aplicado o valor inicial default de estilo para aquele elemento
  2. Regras com declaração importante (! important) tem prioridade sobre aquelas sem a declaração. Se o autor e o usuário declaram regras conflitantes com !important, as do usuário têm prioridade sobre as do autor.
  3. Regras com mesmo peso (sem !important) e conflitantes, declaradas pelo autor têm prioridade sobre aquelas declaradas pelo usuário. Regras do usuário com maior especificidade que aquelas do autor têm a prioridade. Regras com igual especificidade declaradas pelo autor têm prioridade sobre as do usuário. Regras do autor e do usuário têm prioridade sobre as regras default das aplicações do usuário (p.ex.: o browser)
  4. Regras mais específicas têm a prioridade sobre as menos específicas.
  5. Entre regras de mesmo pêso, têm prioridade aquelas declaradas por último na sequência das regras na folha de estilos. Folhas de estilo inline, incorporadas, lincadas e importadas (@import) nesta ordem, têm do maior para o menor pêso (estilos inline têm o maior pêso). Entre várias folhas de estilo lincadas têm maior prioridade aquela importada por último (mais próxima da tag </head>. O mesmo ocorre entre as folhas importadas (@import)
O que é declaração CSS?
Declaração CSS e o fragmento de uma regra CSS dentro dos colchetes { }. A declaração CSS compõe-se de duas partes: a propriedade e o valor e uma regra CSS pode conter várias declarações separadas por um ponto-e-vírgula.
Por exemplo:

h1 {
color: #000; /* essa linha contém a declaração CSS */
}
 
Posso atribuir mais de uma declaração a um seletor?
 
Sim, as declarações devem ser separadas por ponto-e-vírgula.
Por exemplo:
p {
background: #FFFFFF;
color: #000;
}
 
O que é declaração com uso de '!important' ?
Usa-se !important em uma declaração CSS para incrementar o pêso (ou prioridade) da declaração no efeito cascata das regras de estilo. Convém ressaltar que CSS2 mudou o conceito para declarações com !important do autor e do usuário. A recomendação atual determina que !important do usuário prevaleça sobre o autor.
h3 {
font-size:120% !important;
color: #000;
}
  
Esta regra aumenta o peso para o tamanho de letra do elemento h3
 
 
 Aguarde a próxima aula

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 3 ferramentas para ajudar a criar sua paleta de cores

Como designers, estamos analisando constantemente qual seleção de cores irá ressoar bem com o público-alvo pretendido para influenciar seu comportamento. Um olho humano saudável pode ver cerca de 10 milhões de cores, então como os designers devem escolher uma ou mais cores para um projeto? Selecionar uma paleta adequada ao seu design significa pensar nas preferências pessoais, harmonia de cores, daltonismo, diferenças culturais, tendências de cores e sua situação particular. Aqui está um resumo rápido e recursos online para ajudá-lo a escolher as cores certas para seu próximo projeto de design. Depois de selecionar uma cor principal para seu design, você pode usar a teoria das cores para selecionar as combinações de cores que funcionam juntas, usando cores análogas, cores complementares ou uma tríade de cores. Confira algumas dicas sobre cores. Déficit de cor O daltonismo ocorre quando há um problema com certas células nervosas da retina.  Em 2016, ao participar do Microsoft Imagine

Como incorporar imagens com o painel Links do Illustrator

  O Adobe Illustrator é um software vectorial de eleição para muitos designers gráficos. Está repleto de funcionalidade e ferramentas, muitas não tão intuitivas, que procuramos clarificar ao longos dos vários tutoriais presentes no nosso blog. Neste artigo vamos explicar como incorporar imagens no Illustrator e quais as suas vantagens e desvantagens. Por defeito, quando uma imagem é introduzida no Adobe Illustrator, apesar dela aparecer no documento, ela não pertence a esse documento. Ou seja, está vinculada, mas não está incorporada. Imagem Vinculada Uma imagem estar vinculada significa que não está incorporada. Ou seja, o Illustrator vai procurar a imagem em determinada localização do computador e apresentá-la. Na verdade a imagem não pertence ao documento do Adobe Illustrator. Esta apenas está ligada através de determinado link, ou seja, está vinculada a um ficheiro numa determinada localização. Imagem Incorporada A imagem incorporada pertence ao documento Illustrator. A informação

Como converter Illustrator em PDF de forma certa

A preparação do ficheiro para impressão numa tipografia ou gráfica acaba por ser bastante importante, uma vez que pode comprometer todo o trabalho realizado e gerar resultados inesperados. Muitas das vezes, quando os ficheiros são criados em  Adobe Illustrator  (ou noutros programas vectoriais), não basta simplesmente guardar o ficheiro e enviar para a gráfica. Isto porque não é garantido que noutro computador o ficheiro seja visualizado exactamente da mesma forma. Existem 3 razões principais para que isto aconteça: 1)  O texto não está convertido em curvas, o que pode provocar inadvertidamente uma alteração da fonte, e consequentemente arruinar toda a arte gráfica. 2)  As imagens não estão incorporadas no ficheiro. Existem duas formas de inserir imagens no Adobe Illustrator. 2.1)  Ligando a imagem ao Illustrator – caso haja uma alteração no ficheiro original o ficheiro em Illustrator irá reproduzir essa mesma alteração. Caso o ficheiro seja exportado e enviado para outro computador, a