Pular para o conteúdo principal

CURSO HTML / CSS

O que significa a sigla CSS?
CSS é a sigla para Cascading Style Sheets que em português foi traduzido para folhas de estilo em cascata e nada mais é, que um documento onde são definidas regras de fomatação ou de estilos, a serem aplicadas aos elementos da marcação de um documento HTML.

Qual é finalidade das CSS?
A finalidade das CSS é a de retirar da marcação toda e qualquer declaração que vise a apresentação do documento. Isto significa dizer que tags do tipo <font>, <b>, <i> bem como uso de colunas e linhas de tabelas para obtenção de espaçamentos não são admitidos ou admitidos com restrições em um projeto Web com CSS. Vale dizer simplificando: HTML para estruturação e CSS para apresentação.

As tags <b> e <i> cumprem finalidade unicamente de apresentação. Elas não têm qualquer efeito sobre tecnologias assistivas. Foram criadas à época antiga de marcar documentos web e basicamente calcados em estruturação para mídia tipográfica, não imputando qualquer relevância ao texto com elas marcado e nada significam para leitores de tela ou mecanismos de busca por exemplo. Não estão em desuso, são previstas na HTML5, podem e devem ser usadas se a sua intenção é a de contemplar somente mídia visual.
As tags <strong> e <em>, estas sim, são interpretadas por todas as tecnologias assistivas e devem ser usadas em substituição a <b> e <i> se a sua intenção é a de contemplar estas tecnologias.


Porque devo usar CSS?
CSS permite que você retire da marcação HTML toda a formatação (apresentação) do documento WEB. Quem vai determinar cores, formas, tipos e tamanhos, posicionamento e em fim todo o "visual" da página são as CSS. As vantagens estão relatadas nas respostas a seguir.
Quais as vantagens de se usar CSS ?
Inúmeras são as vantagens do uso das CSS nos documentos Web. Eis uma relação das principais:
  • controle total sôbre a apresentação do site a partir de um arquivo central;
  • agilização da manutenção e redesign do site;
  • saida para diferentes tipos de mídia a partir de uma versão única de HTML;
  • redução do tempo de carga dos documentos Web;
  • adequação simplificada aos critérios de acessibilidade e usabilidade;
  • elaboração de documentos consistentes com as aplicações de usuários futuras;
  • aumento considerável na portabilidade dos documentos Web.
As CSS estão de acordo com Padrões Web?
Sim estão. As CSS estão entre as práticas vivamente recomendadas pelo W3C para projetos Web. Os esforços dos órgãos normatizadores apontam no momento atual para elaboração de documentos Web acessíveis, usáveis e portáteis com grande ênfase. E, CSS facilita e simplifica a obtenção destas três variáveis.
O que é regra CSS?
Regra CSS e uma unidade mínima de programação de estilos, que segue uma sintaxe própria e destina-se a estilizar uma ou mais propriedades CSS. (ver resposta seguinte)

Aguarde a próxima aula.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 3 ferramentas para ajudar a criar sua paleta de cores

Como designers, estamos analisando constantemente qual seleção de cores irá ressoar bem com o público-alvo pretendido para influenciar seu comportamento. Um olho humano saudável pode ver cerca de 10 milhões de cores, então como os designers devem escolher uma ou mais cores para um projeto? Selecionar uma paleta adequada ao seu design significa pensar nas preferências pessoais, harmonia de cores, daltonismo, diferenças culturais, tendências de cores e sua situação particular. Aqui está um resumo rápido e recursos online para ajudá-lo a escolher as cores certas para seu próximo projeto de design. Depois de selecionar uma cor principal para seu design, você pode usar a teoria das cores para selecionar as combinações de cores que funcionam juntas, usando cores análogas, cores complementares ou uma tríade de cores. Confira algumas dicas sobre cores. Déficit de cor O daltonismo ocorre quando há um problema com certas células nervosas da retina.  Em 2016, ao participar do Microsoft Imagine

Como incorporar imagens com o painel Links do Illustrator

  O Adobe Illustrator é um software vectorial de eleição para muitos designers gráficos. Está repleto de funcionalidade e ferramentas, muitas não tão intuitivas, que procuramos clarificar ao longos dos vários tutoriais presentes no nosso blog. Neste artigo vamos explicar como incorporar imagens no Illustrator e quais as suas vantagens e desvantagens. Por defeito, quando uma imagem é introduzida no Adobe Illustrator, apesar dela aparecer no documento, ela não pertence a esse documento. Ou seja, está vinculada, mas não está incorporada. Imagem Vinculada Uma imagem estar vinculada significa que não está incorporada. Ou seja, o Illustrator vai procurar a imagem em determinada localização do computador e apresentá-la. Na verdade a imagem não pertence ao documento do Adobe Illustrator. Esta apenas está ligada através de determinado link, ou seja, está vinculada a um ficheiro numa determinada localização. Imagem Incorporada A imagem incorporada pertence ao documento Illustrator. A informação

Curso Photoshop CS6 - Aula 8 - Seleções

TUTORIAIS PHOTOSHOP: Aula 8 - Seleções : SELEÇÕES Se você deseja editar uma parte de uma imagem sem medo de que poderia danificar acidentalmente outra parte, é necessário pri...