sábado, 11 de junho de 2011

CURSO HTML / CSS

O que significa a sigla CSS?
CSS é a sigla para Cascading Style Sheets que em português foi traduzido para folhas de estilo em cascata e nada mais é, que um documento onde são definidas regras de fomatação ou de estilos, a serem aplicadas aos elementos da marcação de um documento HTML.

Qual é finalidade das CSS?
A finalidade das CSS é a de retirar da marcação toda e qualquer declaração que vise a apresentação do documento. Isto significa dizer que tags do tipo <font>, <b>, <i> bem como uso de colunas e linhas de tabelas para obtenção de espaçamentos não são admitidos ou admitidos com restrições em um projeto Web com CSS. Vale dizer simplificando: HTML para estruturação e CSS para apresentação.

As tags <b> e <i> cumprem finalidade unicamente de apresentação. Elas não têm qualquer efeito sobre tecnologias assistivas. Foram criadas à época antiga de marcar documentos web e basicamente calcados em estruturação para mídia tipográfica, não imputando qualquer relevância ao texto com elas marcado e nada significam para leitores de tela ou mecanismos de busca por exemplo. Não estão em desuso, são previstas na HTML5, podem e devem ser usadas se a sua intenção é a de contemplar somente mídia visual.
As tags <strong> e <em>, estas sim, são interpretadas por todas as tecnologias assistivas e devem ser usadas em substituição a <b> e <i> se a sua intenção é a de contemplar estas tecnologias.


Porque devo usar CSS?
CSS permite que você retire da marcação HTML toda a formatação (apresentação) do documento WEB. Quem vai determinar cores, formas, tipos e tamanhos, posicionamento e em fim todo o "visual" da página são as CSS. As vantagens estão relatadas nas respostas a seguir.
Quais as vantagens de se usar CSS ?
Inúmeras são as vantagens do uso das CSS nos documentos Web. Eis uma relação das principais:
  • controle total sôbre a apresentação do site a partir de um arquivo central;
  • agilização da manutenção e redesign do site;
  • saida para diferentes tipos de mídia a partir de uma versão única de HTML;
  • redução do tempo de carga dos documentos Web;
  • adequação simplificada aos critérios de acessibilidade e usabilidade;
  • elaboração de documentos consistentes com as aplicações de usuários futuras;
  • aumento considerável na portabilidade dos documentos Web.
As CSS estão de acordo com Padrões Web?
Sim estão. As CSS estão entre as práticas vivamente recomendadas pelo W3C para projetos Web. Os esforços dos órgãos normatizadores apontam no momento atual para elaboração de documentos Web acessíveis, usáveis e portáteis com grande ênfase. E, CSS facilita e simplifica a obtenção destas três variáveis.
O que é regra CSS?
Regra CSS e uma unidade mínima de programação de estilos, que segue uma sintaxe própria e destina-se a estilizar uma ou mais propriedades CSS. (ver resposta seguinte)

Aguarde a próxima aula.

Nenhum comentário:

O que você quer ler aqui?