Pular para o conteúdo principal

Hackerismo e Pirataria

Algumas definições
Quando falamos sobre hackers a primeira coisa que nos vem à cabeça são "invasões" e "Cyber pirataria". Não estamos ao todo errados quando pensamos nisso, mas não é só isso que fazem. Existem tipos de Hackers assim como existem tipos de piratas e bucaneiros.Vamos começar pelos tipos básicos até chegar aos mais perigosos.

Newbies
Estes são os principiantes, aprendem uma técnica ou outra e se acham os "hackers".Costumam dar um pouco de dor de cabeça aos usuários de chat, icq e Mirc.Normalmente a usuários domésticos.Conhecem pouco ou nada de programção e são extremamente fáceis de se defender.Possuíndo o IP ( endereço eletrônico ) de quem está lhe atacando.Uma boa denúncia ao provedor do "atacante" ajuda.

Lammers
Estes são um "módulo avançado dos newbies".Sabem algumas técnicas de hackerismo e sabem alguma coisa de programação de computadores.Estes sim podem dar uma boa dor de cabeça aos usuários de casa e talvez até pequenas empresas que não possuem uma boa segurança ou segurança nenhuma.Geralmente gostam de trabalhar sozinhos e "criar um nome" na Internet ( ficar famoso ). São o número mais crescente hoje na Internet e exige-se um pouco mais de cuidado para se defender deles.

As técnicas de defesa contra os Lammers são poucas e são simples : Possuir um viruscan atualizado, é o minimo necessário; Possuir um anti-trojan ( um "anti-cavalo-de-tróia" ); Saber com quem você está "teclando" quando conversa no ICQ ( principalmente ), no Mirc e no Chat ajudam a não sofrer ataques; Não receber arquivos, imagens ( sem pelo menos passar o viruscan nos arquivos ou imagens ) ou mesmo não pegar ( ou utilizar ) programas pirateados.
É mais do que uma técnica de defesa, é uma necessidade.Você que faz parte de uma empresa deve estar pensando : e nós, o que fazemos?A resposta seria a seguinte: fora tudo aquilo acima, vocês devem :
· Possuir um política de anti-pirataria ( ou software legal );
· Insistir no não uso de salas de Chat, ICQ e Mirc por seus funcionários;
· Pensar em adquirir um firewall se possuirem Intranet.

A partir daqui todos possuem inúmeras técnicas de hackerismo ( inclusive próprias ) e sabem programar, no mínimo, muito bem.

Carders
São aqueles Hackers especialistas em roubos de número de cartões de crédito e, é obvio, o uso destes números fazendo compras pela Internet.Eles afetam tanto usuários de casa quanto empresas causando um belo prejuízo financeiro e são extremamente difíceis de se localizar ( assim como qualquer bom hacker ).

Infelizmente, para nós, usuários de cartões de crédito, existem poucas maneiras conhecidas de se defender deste tipo de pirata: Saber se sua operadora de cartões de créedito possui alguma segurança nos dados digitais da empresa. Configurar o seu browser para aceitar protocolos de segurança "SSL 2.0" e "SSL 3.0", dentre outros.Isto é feito, por exemplo, nas configurações avançadas do Internet Explorer em opções da Internet no próprio Browser. Quando fizer compras pela Internet, verificar se o site possui protocolo de segurança ( isto é verificado quando aparece o "cadeado" que geralmente está na barra inferior de seu Browser.
Os Carder's costumam a fazer os seus ataques direcionados às operadoras de cartão de crédito. A segurança "SSL" é quem garante o envio dos dados criptografados até a operadora.Você pode obter mais informações sobre o assunto no site:www.ssl.com/developers/faq/ ou www.ssl.com
Isto ainda não é o suficiente para se defender de um bom Carder, mas é o "mínimo possível" que pode ser feito.

Hackers
Normalmente a palavra Hacker é destinada à pessoa com capacidade de achar falhas em um sistema qualquer e consertá-las.Existem muitos que utilizam seus conhecimentos à procura de Crackers ( considerados os "Hackers do mal" ), mas por causa de um ou outro Hacker, esta palavra tem hoje a seguinte definição: são ladrões de informações digitais.Entram no sistema, roubam a informação e saem sem ao menos serem detectados não causando estragos ou causando o mínimo possível, mas saindo com as informações. Podemos dizer que são "gatunos digitais". Hoje, existem pelo menos, 4 ( quatro ) grandes grupos Hacker na Internet.Um grupo nos Estados Unidos, outro no Brasil, Europa e Japão.Existe pelo menos um em Israel - incluído no grupo da Europa.
Quanto aos usuários de casa, não fiquem tão preocupados porque hackers não invadem usuários de casa ( os Lammers invadem ).Se você for dono de alguma Empresa, então você vai precisar criar um bom sistema de defesa: Possuir uma consultoria técnica em informática ou mesmo uma diretoria de informática é essencial: Possuir um política de antipirataria ( ou software legal ); Insistir no não uso de salas de Chat, ICQ e Mirc por seus funcionários; Pensar em adquirir um firewall se possuírem Intranet.
Lembrem-se: nem todo Hacker é um "Hacker mal", mas, a recíproca é verdadeira.

Crackers
Crackers não são muito diferentes dos Hackers, mas gostam de destruição.Assim como os Hackers invadem, roubam informações e destroem tudo, deixando o caos na Internet.Deixam sua marca registrada e se orgulham do que fazem.Podemos dizer que são "Cyber Terroristas".As técnicas de defesas apresentadas acima ( contra Hackers ) também são válidas contra os Crackers, mas nem sempre são eficientes. O que podemos acrescentar é : Possuir uma política de backup das informações.

Phreackers
São piratas, assim como Hackers e Crackers, especialistas em Telefonia.

conheça os 10 mais famosos:
http://hackerindesign.blogspot.com/2008/09/vamos-conhecer-alguns.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 3 ferramentas para ajudar a criar sua paleta de cores

Como designers, estamos analisando constantemente qual seleção de cores irá ressoar bem com o público-alvo pretendido para influenciar seu comportamento. Um olho humano saudável pode ver cerca de 10 milhões de cores, então como os designers devem escolher uma ou mais cores para um projeto? Selecionar uma paleta adequada ao seu design significa pensar nas preferências pessoais, harmonia de cores, daltonismo, diferenças culturais, tendências de cores e sua situação particular. Aqui está um resumo rápido e recursos online para ajudá-lo a escolher as cores certas para seu próximo projeto de design. Depois de selecionar uma cor principal para seu design, você pode usar a teoria das cores para selecionar as combinações de cores que funcionam juntas, usando cores análogas, cores complementares ou uma tríade de cores. Confira algumas dicas sobre cores. Déficit de cor O daltonismo ocorre quando há um problema com certas células nervosas da retina.  Em 2016, ao participar do Microsoft Imagine

Como incorporar imagens com o painel Links do Illustrator

  O Adobe Illustrator é um software vectorial de eleição para muitos designers gráficos. Está repleto de funcionalidade e ferramentas, muitas não tão intuitivas, que procuramos clarificar ao longos dos vários tutoriais presentes no nosso blog. Neste artigo vamos explicar como incorporar imagens no Illustrator e quais as suas vantagens e desvantagens. Por defeito, quando uma imagem é introduzida no Adobe Illustrator, apesar dela aparecer no documento, ela não pertence a esse documento. Ou seja, está vinculada, mas não está incorporada. Imagem Vinculada Uma imagem estar vinculada significa que não está incorporada. Ou seja, o Illustrator vai procurar a imagem em determinada localização do computador e apresentá-la. Na verdade a imagem não pertence ao documento do Adobe Illustrator. Esta apenas está ligada através de determinado link, ou seja, está vinculada a um ficheiro numa determinada localização. Imagem Incorporada A imagem incorporada pertence ao documento Illustrator. A informação

Como converter Illustrator em PDF de forma certa

A preparação do ficheiro para impressão numa tipografia ou gráfica acaba por ser bastante importante, uma vez que pode comprometer todo o trabalho realizado e gerar resultados inesperados. Muitas das vezes, quando os ficheiros são criados em  Adobe Illustrator  (ou noutros programas vectoriais), não basta simplesmente guardar o ficheiro e enviar para a gráfica. Isto porque não é garantido que noutro computador o ficheiro seja visualizado exactamente da mesma forma. Existem 3 razões principais para que isto aconteça: 1)  O texto não está convertido em curvas, o que pode provocar inadvertidamente uma alteração da fonte, e consequentemente arruinar toda a arte gráfica. 2)  As imagens não estão incorporadas no ficheiro. Existem duas formas de inserir imagens no Adobe Illustrator. 2.1)  Ligando a imagem ao Illustrator – caso haja uma alteração no ficheiro original o ficheiro em Illustrator irá reproduzir essa mesma alteração. Caso o ficheiro seja exportado e enviado para outro computador, a