No dia a dia do seu trabalho, como você costuma tomar decisões importantes?
Antes de dar o pontapé inicial em qualquer projeto, é fundamental ter um briefing em mãos. Na verdade, a elaboração do briefing é o primeiro passo para a execução de um projeto, essa fase é essencial para garantir o alinhamento de expectativas com o potencial cliente e a definição correta do escopo do projeto e um resultado satisfatório e assertivo.
Descobrir no briefing a real dor do cliente e o impacto que o negócio terá caso ele não solucione a dor em um certo período de tempo, determinarão os objetivos do projeto. As informações coletadas nessa etapa também servirão de apoio para os times seja de Marketing, Desenvolvimento ou Vendas.
O briefing é um conjunto de informações passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho, sendo muito utilizadas em administração e na publicidade. O briefing é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado. É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente.
Vamos direto ao assunto! Os itens que devem compor um bom briefing são:
- Histórico: Aqui é importante que o cliente conte uma história a respeito de seu mercado (o que vem acontecendo com ele), da marca, da empresa, ou outras informações relevantes que nos ajudem a compor um cenário.
- O Problema de Marketing: Este item pode até vir dentro do anterior ou não, mas é muito importante. O histórico deve desembocar no problema que o cliente está enfrentado no momento, e que é o pano de fundo para a necessidade que ele identificou para a condução da pesquisa. Em outras palavras, é o que ele espera ver resolvido depois da pesquisa.
- Objetivo(s) da Pesquisa: Deve ser uma descrição sucinta e estar relacionado com o problema anteriormente definido.Aqui são apontados aos tópicos que a pesquisa deve cumprir.
- Padrão de Ação: Talvez um dos pontos mais importantes e normalmente menos lembrados pelos clientes. Aqui ele deve definir o que fará com os resultados da pesquisa, independentemente do que virá pela frente. Ou seja, que decisão será tomada com os resultados futuros em mãos. O Padrão de Ação é um guia fundamental para calibrar e melhor desenhar o plano de pesquisa, definir os envolvidos no projeto e para a análise dos resultados, incluindo aí as recomendações estratégicas. Importante aqui é não incorrer no risco de definir um padrão de ação genérico, tipo "os resultados desta pesquisa serão utilizados na definição da estratégia futura da marca". Isso pode até ser verdade mas na maioria das vezes é possível ser mais específico. Devemos nos perguntar: que aspecto da estratégia da marca?
- Questões Específicas (ou Áreas de Investigação): Neste item o cliente deve incluir todas as perguntas ou áreas de informação que ele precisa/deseja obter, sempre à luz do problema de marketing e dos objetivos do estudo.
- Público-Alvo: Não cabe aqui falar do target do cliente ou de sua marca e sim o público-alvo da pesquisa. Atenção para a eventual necessidade de informações além da descrição sócio-demográfica básica. Muitas vezes é importante considerar elementos adicionais do target, a exemplo de dados de comportamento e atitude.
- Áreas Geográficas: Definição das áreas geográficas/cidades que o estudo deverá cobrir.Pode-se pensar em bairros, como zonas nobres ou menos favorecidas, como campos geográficos de delimitação da pesquisa.
- Materiais Anexos: Neste item o cliente deve relacionar os materiais que farão parte da pesquisa, a exemplo de photo boards, cartazetes, etc.Chamados também de materiais de apoio. São referências, geralmente, aos trabalhos anteriores, quando houver.
- Limitações de Prazo e Custo: Algumas pesquisas acabam não sendo planejadas e conduzidas idealmente por limitações de prazo e/ou custo. Cabe ao cliente mencionar alguma restrição no briefing, se for o caso.
Briefing, você tem que fazer. Siga este roteiro.
As pessoas entopem seus canais criativos com conceitos negativos e acreditam que não sabem criar. Use este modelo para montar o seu briefing e verá a criatividade fluir.
Muitos alunos me dizem que não são criativos, só que isso é um grande engano.
Na verdade, todo mundo é criativo. Para começar você tem de recriar o seu mundo todos os dias. E quem sabe recriar pode muito bem criar.
O que ocorre com algumas pessoas é que elas bloqueiam seus canais de criatividade com conceitos negativos, sendo o primeiro deles a crença de que não são criativas!
Briefing tem várias traduções possíveis, mas trata-se de um sumário de informações que é usado em campanhas de marketing. Então use este modelo para criar o seu documento ou de seu cliente, e em menos de uma hora terá os sucos de criatividade fluindo em seus canais.
Modelo de briefing de criativo
- Nome da empresa (insira o nome da empresa)
- Nome do projeto ou campanha (insira o nome da campanha)
- Data de realização:
- Tarefa (o que deve ser realizado nesta atividade) Objetivos do projeto: (o que você quer alcançar) Objetivos do negócio Objetivo desta comunicação Contexto do projeto: (detalhes relevantes do contexto) Estratégia Público alvo Estratégia do projeto: (como vamos motivar nosso publico alvo a agir da maneira como desejamos?)
- Vantagem competitiva circunstancial: (porque eles iriam considerar o seu produto ou serviço em detrimento de outros?)
- Mensagem chave: (Qual é a promessa ou benefício único mais importante para o cliente?
- Suporte: (quais as provas que suportam a mensagem chave?)
- Obrigações: (que elementos devem ser incluídos no trabalho criativo? Isto é, gráficos, logos, parafernália legal, etc)
- Orçamento:
- Datas chave:
- Data do briefing: Conceitos criativos apresentados pela agência:
É isso aí pessoal, espero ter despertado o interesse pelo assunto, com certeza esses conceitos irão ajudar no dia a dia de seus projetos.
Até a próxima!
Comentários
ta dez o blog
abraçOOo
Divulgue ok