quarta-feira, 15 de junho de 2011

CURSO HTML / CSS - PARTE II

Como escrevo uma regra CSS?

A sintaxe de uma regra CSS compreende um seletor uma propriedade e um valor escritos como mostrado abaixo:
seletor {propriedade: valor;} 

Nota: ao conjunto propriedade:valor denominamos declaração CSS
Por exemplo:

p {text-indent:12px;} /* é uma regra <abbr>CSS</abbr> */
p é o seletor CSS.
{text-indent: 12pxt} é a declaração CSS.
text-indent - é a propriedade CSS.
12px - é o valor CSS.

Quais são os caracteres permitidos em regras CSS?
São as letras de a-z, A-Z, os números de 0-9, underscore, hífen e caracteres de escape. Caracteres Unicode 161-255, bem como caracteres Unicode como códigos numéricos. Não é permitido iniciar-se um nome com um traço ou número.

As sintaxe CSS é sensível a maiúsculas/minúsculas?
Não. Regras CSS não são case sensitivas, isto é, pode-se usar maiúsculas ou minúsculas nas folhas de estilo indeferentemente. Isto é válido sómente para as declarações específicas de CSS. Por exemplo: mesmo numa declaração CSS, figura.gif é diferente de FIGURA.gif

Posso incluir comentários nas regras CSS?
Sim. Comentários podem e devem ser usados nas folhas de estilo. É recomendável que se faça amplo uso de comentários para fornecer informações sobre os seletores, propriedades e valores declarados, com o intuito de facilitar futuras modificações ou mesmo entendimento do código gerado. Os comentários devem estar entre as marcas /* e */ e podem ser inseridos em qualquer espaço em branco dentro da folha de estilos. Não são permitidos comentários aninhados.
/* Isto é um comentário <abbr>CSS</abbr> */

O que é efeito cascata das CSS?
Efeito cascata é o método pelo qual é aplicada uma regra CSS em função do pêso ( importância, prioridade) da regra CSS. Quando a um elemento HTML aplica-se mais de uma regra CSS, diz-se que há um conflito de regras e será aplicada aquela que tiver maior pêso (importância, prioridade) determinada pela ordem do efeito cascata.


proxima aula vamos ver como é determinada a ordem para o efeito cascata

Nenhum comentário:

O que você quer ler aqui?