Pular para o conteúdo principal

Como incorporar imagens com o painel Links do Illustrator

 O Adobe Illustrator é um software vectorial de eleição para muitos designers gráficos. Está repleto de funcionalidade e ferramentas, muitas não tão intuitivas, que procuramos clarificar ao longos dos vários tutoriais presentes no nosso blog.

Neste artigo vamos explicar como incorporar imagens no Illustrator e quais as suas vantagens e desvantagens.

Por defeito, quando uma imagem é introduzida no Adobe Illustrator, apesar dela aparecer no documento, ela não pertence a esse documento. Ou seja, está vinculada, mas não está incorporada.

Imagem Vinculada

Uma imagem estar vinculada significa que não está incorporada. Ou seja, o Illustrator vai procurar a imagem em determinada localização do computador e apresentá-la.

Na verdade a imagem não pertence ao documento do Adobe Illustrator. Esta apenas está ligada através de determinado link, ou seja, está vinculada a um ficheiro numa determinada localização.

Imagem Incorporada

A imagem incorporada pertence ao documento Illustrator. A informação contida no documento Illustrator inclui a informação gráfica da imagem, e não apenas um link para uma imagem externa a este.




Vantagens de não incorporar uma imagem

Existem várias as razões que podem justificar a não incorporação de determinada imagem no Adobe Illustrator, das quais:

Tamanho do documento Illustrator mais reduzido

Caso o documento Illustrator não possua imagens incorporadas irá ocupar menos espaço em disco que um ficheiro com imagens incorporadas. Isto é particularmente importante em situações em que seja necessário armazenar várias dezenas ou centenas de ficheiros.
Se tivermos 2 cópias da mesma imagem num documento Illustrator, e se estas estiverem vinculadas apenas, o espaço de armazenamento necessário corresponde apenas a uma imagem. Por sua vez, se incorporar a imagem, o espaço em disco necessário será o dobro.

Alterações em simultâneo

Possibilidade de alterar todas as cópias da mesma imagem dum documento Illustrator em simultâneo. Quando uma imagem está vinculada é possível alterar as imagens apresentadas no documento em simultâneo. Ou seja, as alterações efectuadas no ficheiro original são reflectidas em todas as imagens vinculadas presentes no documento.
Se a imagem for incorporada, e caso seja efectuada uma alteração a esta fora do Illustrator, então deve ser adicionada e incorporada novamente.

Vantagens de incorporar imagens no Illustrator

Caso envie um documento de Adobe Illustrator (formato Ai) para outro computador, a imagem não irá ser apresentada. Isto deve-se ao simples facto de ser necessário a imagem estar na mesma localização (na mesma pasta do computador) para que seja apresentada.

Note que se exportar num formato diferente de Ai, as imagens serão incluídas na exportação. Por exemplo, se exportar o documento Illustrator em Pdf, as imagens irão ficar armazenadas nesse ficheiro.

Dessa forma, sempre que um ficheiro for enviado para impressão deve enviar em Pdf. O formato Ai deve ser usado apenas no caso de todas as imagens serem incorporadas (e o texto ser convertido em curvas, como explicamos noutro artigo).

#FicaDica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 3 ferramentas para ajudar a criar sua paleta de cores

Como designers, estamos analisando constantemente qual seleção de cores irá ressoar bem com o público-alvo pretendido para influenciar seu comportamento. Um olho humano saudável pode ver cerca de 10 milhões de cores, então como os designers devem escolher uma ou mais cores para um projeto? Selecionar uma paleta adequada ao seu design significa pensar nas preferências pessoais, harmonia de cores, daltonismo, diferenças culturais, tendências de cores e sua situação particular. Aqui está um resumo rápido e recursos online para ajudá-lo a escolher as cores certas para seu próximo projeto de design. Depois de selecionar uma cor principal para seu design, você pode usar a teoria das cores para selecionar as combinações de cores que funcionam juntas, usando cores análogas, cores complementares ou uma tríade de cores. Confira algumas dicas sobre cores. Déficit de cor O daltonismo ocorre quando há um problema com certas células nervosas da retina.  Em 2016, ao participar do Microsoft Imagine

Como converter Illustrator em PDF de forma certa

A preparação do ficheiro para impressão numa tipografia ou gráfica acaba por ser bastante importante, uma vez que pode comprometer todo o trabalho realizado e gerar resultados inesperados. Muitas das vezes, quando os ficheiros são criados em  Adobe Illustrator  (ou noutros programas vectoriais), não basta simplesmente guardar o ficheiro e enviar para a gráfica. Isto porque não é garantido que noutro computador o ficheiro seja visualizado exactamente da mesma forma. Existem 3 razões principais para que isto aconteça: 1)  O texto não está convertido em curvas, o que pode provocar inadvertidamente uma alteração da fonte, e consequentemente arruinar toda a arte gráfica. 2)  As imagens não estão incorporadas no ficheiro. Existem duas formas de inserir imagens no Adobe Illustrator. 2.1)  Ligando a imagem ao Illustrator – caso haja uma alteração no ficheiro original o ficheiro em Illustrator irá reproduzir essa mesma alteração. Caso o ficheiro seja exportado e enviado para outro computador, a