quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O IMPERIO DO GOOGLE

Na verdade eles fizeram mais do que isso, fosse o segredo só fundar uma empresa e o sucesso seria fácil. Por detrás do sucesso da dupla está o trabalho para descobrir o algorítmo que possibilitou a transformação do Google num sucesso da internet.


Algorítmo? Numa linguagem leiga é uma receita de bolo para a realização de uma tarefa. O que é preciso para somar dois números A e B? Que se pegue o valor de A, some ao valor de B, se obtendo S que é a soma dos dois. Eu não estudei os algorítmos do Google, mas faço uma idéia de qual seja a chave do sucesso. Enquanto os outros mecanismos de busca aguardavam que o usuário digitasse todo o termo para a sua pesquisa, enquanto aguardavam pelo "enter" do usuário, o Google já ia correndo na frente.
Quando o usuário teclava, por exemplo, um "A", o sistema já dirigia a consulta para a letra A, e assim sucessivamente, de modo que quando o usuário terminava de teclar, o sistema praticamente já possuía a resposta desejada. Isso representava rapidez, uma das chaves para o sucesso de qualquer coisa hoje em dia; ninguém gosta ou pode perder tempo.
Além disso os jovens senhores são visionários e empreendedores. A internete registra o passado no Orkut; registra o presente no Blogger; o futuro pode ser buscado no próprio Google; comunicações estão no email do gmail - com 2,5 gigabytes; todas essas organizações pertencem ao grupo Google.
Pois aí está, com um faturamento bruto de 6,5 bilhões de dólares no ano passado - 2,5 bilhões líquidos - esbanjando saúde e prosperidade este novo império, o Google, e seus dois imperadores, o russo Sergey Brin e o americano Larry Page.

Nenhum comentário:

O que você quer ler aqui?